Quem sou eu

Minha foto
São José dos Campos, São Paulo, Brazil
"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania. Depende de quando e como você me vê passar. (Clarice Lispector)

domingo, 5 de outubro de 2008

CEM ANOS SEM MACHADO DE ASSIS

CEM ANOS SEM MACHADO DE ASSIS

UM SÉCULO SEM MACHADO DE ASSIS
por ksouza Última modificação 30/09/2008 18:32

Hoje, 29 de setembro de 2008, o Brasil e o mundo lembram os 100 anos da morte de Joaquim Maria Machado de Assis, genial escritor, jornalista e cidadão brasileiro. Aliás, o mais conhecido e reverenciado intelectual brasileiro em todo o mundo. Imortal, Machado de Assis foi um dos fundadores e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, entidade da qual atualmente é o patrono.

Machado de Assis tem também uma história exemplar como servidor público. É especialmente por esse dado biográfico que a Imprensa Nacional publica, neste dia, sua reverência à memória desse homem que foi um dos gênios da humanidade. Há motivos para isso. Uma relação íntima entre esse órgão e Machado de Assis. Foi, no Rio de Janeiro, na então Typographia Nacional – um dos nomes pelos quais foi conhecida, na sua origem, a bicentenária Imprensa Nacional – que, em 1856, aos 17 anos, Machado de Assis exerceu sua primeira atividade profissional: aprendiz de tipógrafo. Lá, encontrou o jornalista e escritor Manuel Antônio de Almeida, seu chefe, que se tornaria seu grande amigo e incentivador.

Dá para imaginar esta cena cotidiana: Machado toma a barca na Praia Formosa, desce no Cais dos Franceses, atual Praça Quinze, e vai, a pé, à Typographia Nacional, na rua da Guarda Velha (atual Treze de Maio). Uma rotina mantida até 1858.

Anos depois, em 8 de abril de 1867, volta à Typographia Nacional e ocupa o cargo de ajudante do diretor do “Diario Official” até 6 de janeiro de 1874. Sempre com extremado zelo, ocupou outros importantes cargos na administração pública. Ao mesmo tempo, o seu fazer literário e jornalístico despontavam com a força reprimida de seus esforços diuturnos de autodidata.

A Imprensa Nacional teve ainda o privilégio, de ter publicado, em 1881, a primeira edição do romance “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, obra que inaugurou o realismo no Brasil e posicionou Machado de Assis entre os maiores escritores de todos os tempos. No ano de seu bicentenário, a Imprensa Nacional evoca esse momento do eterno vínculo com o célebre escritor, fixado especialmente a partir da edição do decreto presidencial de 13 de janeiro de 1997, que designou Machado de Assis como Patrono da Imprensa Nacional.

Um dos traços do vínculo com a Imprensa Nacional é visível no Museu da Imprensa, em Brasília, onde é preservado o prelo em que Machado de Assis trabalhou, na Typographia Nacional, nos seus primeiros passos como servidor público.

Nenhum comentário:


As meninas

As meninas
Minhas meninas...meus amores

FERNANDO, JOAQUIM, ...grandes pensadores


Fernando Antonio Nogueira Pessoa (1888-1935, Lisboa), poeta e escritor português. Pessoa é considerado junto de Luís Vaz de Camões um dos mais importantes poetas de Língua Portuguesa.

“Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?”


“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.”. “Para viajar basta existir.”

“Tenho em mim todos os sonhos do mundo.”
“Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”

"O valor das coisas não está no tempo
em que elas duram, mas
na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos
inesquecíveis,coisas inexplicáveis
e pessoas incomparáveis".
(Fernando Pessoa)

"O que se precisa para ser feliz? Trabalho e amor." [Sigmund Freud]

"Um país se faz com homens e livros". (Monteiro Lobato)

SAI - AMA - 2007

SAI - AMA - 2007
"O tempo é o campo do desenvolvimento humano." [Karl Marx]

AHSS - HORA DA LEITURA - 2007

AHSS - HORA DA LEITURA - 2007
Um país se faz com homens e livros

Hora da Leitura AHSS 2007

Hora da Leitura  AHSS 2007
Para a treva só há um remédio, a luz.

SAI 2007 AHSS

SAI 2007 AHSS
"Cem frases que resumissem a sabedoria universal tornariam dispensáveis os livros." [Carlos Drummond de Andrade]

SAI - AHSS - 2007

SAI - AHSS - 2007
"Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda." [Cecília Meireles]

AMA - SAI - 2007

AMA - SAI - 2007
O olho do homem serve de fotografia ao invisível, como o ouvido serve de eco ao silêncio. (Esaú e Jacó)

SAI - AHSS - 2007

SAI - AHSS - 2007
"Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos? " [Fernando Pessoa]

SAI - AMA

SAI - AMA
Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina. (Cora Coralina)

Video e Animação em Stop Motion

Video e Animação em Stop Motion
www.teia2007.blogspot.com

Stop Motion

Stop Motion
entre no site www.teia2007.blogspot.com e veja estas personagens em movimento...

meus amores

meus amores
"Amar, porque nada melhor para a saúde que um amor correspondido." [Vinícius de Moraes]

Planeta Extra-Solar

Planeta Extra-Solar
O nascimento de um planeta extra-solar recém-nascido ainda preso pelo cordão umbilical à sua estrela-mãe.